Página anterior Página Principal
Home Apresentação Equipe Procedimentos Projetos Posters apresentados Banco de Dados
Procedimentos

EXAME DIRETO - Os ácaros associados ao material vegetal na forma de sementes, bulbos, estacas, mudas, frutas, tubérculos, rizomas, folhas e matérias in vitro, são dectados por meio da vusualização em microscópio estereoscópio a um aumento de, no mínimo, 40 x..
MÉTODO DE PENEIRAMENTO - Os ácaros associados externamente às sementes ou grãos serão desprendidos da superfície dos tecidos, pelo peneiramento das sementes e depositados sobre uma placa de petri. A superfície dessas placas de petri será examinada posteriormente por exame direto para a detecção dos ácaros.
MÉTODO DE LAVAGEM - Os ácaros associados externamente aos bulbos, estacas, mudas, frutas, tubérculos, rizomas, folhas serão desprendidos da superfície dos tecidos, pela lavagem com solução de detergente. Após peneiramento da solução em peneiras decrescentes (de 500 a 53 µm, os ácaros são recuperados em solução de álcool etílico 70% e analisados.
PRESERVAÇÃO DE ÁCAROS - Os ácaros são coletados da superfície das placas de petri e da solução, um a um, utilizando-se um estilete de ponta fina e montados entre a lâmina e a lamínula, no centro de uma gota de meio de montagem (Berlesse ou Hoyer). Posteriormente as lâminas são etiquetadas com as informações do ácaro e do material e colocadas na coleção de referência.
IDENTIFICAÇÃO MORFOLÓGICA DOS ÁCAROS - Os ácaros preservados nas lâminas são examinados ao microscópio óptico de contraste de fase e sua identificação é realizada utilizando-se chaves atualizadas de identificação para ordens, famílias, gêneros e espécies. meio de montagem (Berlesse ou Hoyer). Posteriormente as lâminas são etiquetadas com as informações do ácaro já identificado e do hospedeiro e colocadas na coleção de referência.

Direitos Autorais Reservados - Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia