Página anterior Página Principal
Home Apresentação Equipe Procedimentos Projetos Posters apresentados Banco de Dados
Procedimentos

Métodos de Detecção
Papel de Filtro: As sementes são colocadas em caixas plásticas tipo "gerbox" contendo duas folhas de papel de filtro umedecidas em solução de hipoclorito de sódio a 0,2 %. As sementes são incubadas em câmara com fotoperíodo de 12 horas de luz NUV ("Near Ultra Violet") e 12 horas de escuro, durante 7-8 dias. Após este período, as sementes são examinadas sob microscópio estereoscópio para observação de estruturas fúngicas.
Isolamento em Meio de Cultura: As sementes ou os fragmentos de material de propagação vegetativa são distribuídos em placas de Petri contendo meio de Batata-Dextrose-Ágar (BDA) ou outro meio de cultura específico. Após terem sido desinfetados superficialmente com hipoclorito de sódio a 0,2 % por 2 minutos e lavados por duas vezes em água destilada estéril. As placas são incubadas à temperatura de 25- 28 0C, sob luz fluorescente contínua, por 7-8 dias.
Exame direto sob microscópio estereoscópio: As amostras de sementes ou de material de propagação vegetativa (raízes, rizomas, bulbos, tubérculos e estacas) são examinadas diretamente sob microscópio estereoscópio. Por meio deste método pode-se observar os sintomas e a presença de estruturas fúngicas.
Lavagem e Sedimentação: Este método é utilizado para fungos que não se desenvolvem em meio de cultura ou que, quando se desenvolvem, não produzem esporos. São exemplos os fungos que causam carvão, ferrugem ou míldio. O método consiste na imersão das sementes em solução com Tween 20 a 0,02% seguida de agitação durante 10 minutos a 200 rpm com o objetivo de remover as estruturas fúngicas associadas às sementes. Em seguida, as sementes são retiradas e a suspensão é centrifugada durante 15 minutos a 2.500 rpm. O sobrenadante é descartado e o precipitado (esporos e/ou micélio de fungo) é examinado ao microscópio de luz. (Ex.: fungos causadores de carvões).

Métodos de identificação
  • As identificações são realizadas através de observações das características morfológicas e fisiológicas dos fungos sob microscópio estereoscópio e de luz, baseadas em referencias bibliográficas.

Direitos Autorais Reservados - Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia